Novo Rio

Dirigido por

Lorran Dias

Gênero

Documentário

Ano

2021

Exibição

11 de novembro (quinta) às 19h

Disponível até 13 de novembro às 14h 

Duração

15'

País

Brasil

Compartilhe

Nos anos 2000, Lorran Dias vive uma experiência inédita e inesperada: viaja de avião com seus pais para o município de Tamboril, no Ceará (onde sua mãe nasceu), saindo da Favela da Maré. Tania Dias registra em fotografias a única vez que retornou à sua terra de origem desde a década de 1980 e o único contato do seu filho com o lugar. Vinte anos depois, em um ensaio sobre a distância e as suas transformações, Lorran reúne as memórias de sua mãe com relatos do deslocamento de outras pessoas nordestinas moradoras da Favela da Maré.

Direção e Roteiro: Lorran Dias
Produção Executiva: TV Coragem
Empresa Produtora: TV Coragem
Direção de Produção: Lorran Dias
Edição: Lorran Dias
Fotografias: Tania Dias e Elvidio de Sousa
Mixagem, Som Direto, Edição de Som: Lorran Dias
Elenco: Almerinda Muniz, Rosa Muniz, Lorran Dias, Tania Dias e Anastácio Ribeiro Dias

Filmes relacionados

  • Aquilombados (Los Cimarrones)

    À noite, o bosque esconde os mais profundos medos de Orestes: a escuridão, os espíritos dos seus ancestrais escravizados e a homossexualidade de seu irmão.

  • Você tem olhos tristes

    Luan trabalha como bikeboy de aplicativo e enfrenta dilemas e preconceitos na sua jornada diária de entregas em uma cidade grande. Sem hesitar, sonha com um futuro melhor.

  • Five Tiger

    Ambientado na África do Sul contemporânea, Five Tiger conta a história de Fiona, uma mulher devota e religiosa que tem de realizar uma transação com o líder de sua igreja para conseguir dar apoio ao marido enfermo e à filha.

  • Afetadas

    JEAN vinha filmando amigas, amigues e rolês com dispositivos portáteis, aos poucos gerando uma coleção de vislumbres e lembranças. Este retrato coletivo atravessa uma constelação de fragmentos autobiográficos que documenta cidade, pista, beleza e intimidade enquanto fornece uma fábula meditativa do laço e hospeda olhar e corpo de quem vê um fluxo onírico de si.