Grace tomada única (One Take Grace)

Dirigido por

Lindiwe Matshikiza

Gênero

Documentário

Ano

2021

Exibição

Sessão no Centro Cultural São Paulo — Sala Lima Barreto, 04 de novembro (sexta) às 19h

Disponível online entre 07 de novembro (segunda) às 8h até 08 de novembro (terça) às 14h

Duração

91'

País

África do Sul

Compartilhe

Um retrato cinematográfico experimental de Mothiba Grace Bapela, 58 anos, mãe sul-africana, avó, atriz de cinema e televisão que foi empregada doméstica por mais de quarenta anos. Bapela narra e representa algumas de suas vivências, observando e absorvendo o que acontece na intimidade dos lares e famílias de outras pessoas – do mais banal ao macabro — enquanto recalca seus próprios desejos frustrados e traumas. Narrada pela própria Bapela, o documentário se constitui como uma perspectiva de uma pessoa que passou a maior parte de sua vida servindo os sonhos dos outros, tentando usar suas experiências para superar a sua própria. A diretora Lindiwe Matshikiza conduz um processo criativo multidisciplinar na produção deste retrato realizado colaborativamente da posição muitas vezes precária, e às vezes milagrosa, de uma trabalhadora imigrante africana.

Direção e produção: Lindiwe Matshikiza
Produtora associada: Mothiba Grace Bapela
Roteiro: Lindiwe Matshikiza, Masello Motana, Mothiba Grace Bapela 
Edição: Khalid Shamis
Direção de fotografia: Breeze Yoko, Lindiwe Matshikiza, Sifiso Khanyile, Mothiba Grace Bapela, Zen Marie, Mandlakazi Zilwa, Katlego Bapela, Karabo Sathekge & Nokubonga ‘Mothiba’ Bapela 
Finalização: Zen Marie
Composições originais, Desenho de som, Mixagem final: João Renato Orecchia Zúñiga 
Direção de arte e Figurino: Noluthando Lobese
Performance: Mothiba Grace Bapela 
Empresa produtora: Mother Box 

Filmes relacionados

  • Time de dois

    Flávio e Wendel são da mesma escolinha de futebol e compartilham o sonho de serem jogadores profissionais. Flávio tem dúvidas se deve continuar tentando e com a possibilidade de sua desistência, Wendel percebe que o que eles sentem um pelo outro pode ser mais que amizade.

  • Por amor (For Love)

    Nkechi, uma imigrante ilegal, vive feliz, mas escondida, com sua companheira Martha. Quando agentes da imigração aparecem de forma inesperada, elas são obrigadas a tomar decisões difíceis a respeito de seu futuro juntas. 

  • Esconderijo dos lagos gêmeos (Twin Lakes Haven)

    Em uma casa solitária perto dos lagos gêmeos no norte de Ruanda, uma jovem mulher misteriosa passa alguns dias com um casal. Ao longo de sua curta estadia, sua ligação cada vez próxima com um deles acaba por uni-los vagarosamente.

  • Meio-dia (Half-Day)

    Meio-dia é uma história que fala de amor e família ambientada no início dos anos 2000. Dom não vê seu pai desde que seus pais se divorciaram há seis anos. Agora que o pai se casou novamente e voltou para a cidade, o jovem Dom irá passar os fins de semana com ele. Mas o