Espelho de prata (Spédju Prata)

Dirigido por

Diogo Bento, Edson Silva D.

Gênero

Documentário

Ano

2012

Exibição

Sessão no Centro Cultural São Paulo — Sala Lima Barreto, 10 de novembro (quinta) às 16h30

Duração

49'

País

Portugal / Cabo Verde

Compartilhe

Fundado em 1890, o Estúdio fotográfico Foto Melo, na cidade de Mindelo, Ilha de São Vicente,  registou durante 50 anos o quotidiano e as ocasiões especiais que ocorriam no arquipélago de Cabo Verde. Quando fechou as portas um século depois,  em 1992, o Estúdio Foto Melo possuía um acervo composto por 150.000 negativos, milhares de provas em papel e outro tanto de material fotográfico como tinas de revelação, iluminação ou câmaras fotográficas antigas. 

Deixado ao abandono durante largos anos, o árduo trabalho de preservação e recuperação desse espólio degradado mas de enorme importância para a história e identidade nacionais aconteceu finalmente na última década, iniciando um movimento de resgate de memórias cotidianas. Como casual pano de fundo, achamos as intempéries políticas do século XX, incluindo os ventos de autonomia e os processos de descolonização e independência.

Direção: Diogo Bento, Edson Silva D.
Roteiro: Diogo Bento
Direção de fotografia: Edson Silva D., Diogo Bento
Direção de som: David Medina
Edição: Edson Silva D.
Elenco: Ana Cordeiro, Ângela Coutinho, António Gomes Ramos (Tuim), Clemente Rodrigues, Daniel Mascarenhas (Djibla), Jorge Leite, Jorge Melo, Manuel Chantre, Manuel Figueira, Maria Helena Melo (Bilena), Silvestre Melo (Tchiba), Diogo Bento

Filmes relacionados

  • Canhão de boca (Kanhon D'Boca)

    No contexto de luta de libertação de Guiné-Bissau e Cabo Verde, Amílcar Cabral usava a expressão “Canhão de Boca” para se referir à Rádio Libertação como arma mais poderosa do que todo o arsenal de guerra que pudessem possuir. A partir da experiência cabo-verdiana e com um olhar sobre o mundo, o documentário “Canhão de

  • Djassi, Amílcar (Djassi)

    Abel Djassi é o nome adoptado por Amílcar Cabral enquanto combatente da luta pela independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde, sendo referido pelos mais próximos por Djassi. Amílcar Cabral tinha uma relação próxima com as crianças, repetem vários testemunhos históricos. Preocupava-se com elas, queria-as educadas e que o futuro lhes fosse risonho. Por isso, fez

  • Solmatalua

    Em uma onírica odisseia afro-diaspórica, paisagens e vielas encontram-se nas encruzilhadas do tempo. “SOLMATALUA” percorre um vertiginoso itinerário por territórios ancestrais e contemporâneos, realizando uma mística viagem que resgata memórias e busca possíveis futuros.

  • Caixa preta

    A terra é apenas um lugar. Mas nem chega a ser sequer um lugar normal, pois a maior parte do cosmos está vazia. Normal é o vasto e imenso vazio, frio e universal, a noite eterna do espaço em comparação com o qual as estrelas, os seus planetas, já aparecem como algo dolorosamente raro e