Dona Mónica
Dirigido por
Carlos Yuri Ceuninck
Gênero
Documentário
Ano
2020
Exibição
Sessão no Centro Cultural São Paulo — Sala Lima Barreto, 08 de novembro (terça) às 16h30
Duração
7'
País
Bélgica / Cabo Verde
Compartilhe
Um retrato íntimo de Dona Mónica, a primeira pessoa trans da ilha de Santiago, Cabo Verde. Dona Mónica nos leva a um percurso de lutas e conquistas desde a infância à idade adulta em busca do seu lugar numa sociedade cabo-verdiana católica e conservadora.
Prêmios: Menção especial do júri no Stlouis’Docs 2020
Ideia original: Samory Araújo
Direção: Carlos Yuri Ceuninck
Roteiro: Carlos Yuri Ceuninck
Produção: Natasha Craveiro
Direção de fotografia: Arilson Almeida
Edição: Lisa Lopi
Música: Ndu Carlos
Elenco: Dona Mónica
Filmes relacionados
-
O homem novo (Omi Nobu)
Nos anos 1980 em Cabo Verde, na Ilha de São Nicolau, Ribeira Funda, uma pequena aldeia situada no fundo de um vale rodeado por altas montanhas e um mar turbulento, os habitantes passaram por uma série de acontecimentos trágicos. Suas superstições os levam a deixar a vila para fugir das forças do mal. Todos partem
-
Perigo noturno (Scaring Women at Night)
Duas pessoas desconhecidas entre si ficam assustadas ao voltarem tarde para casa. À medida que tentam escapar uma da outra, seus mundos colidem na intersecção, forçando-as a questionar de quem elas têm medo e por quê.
-
Querida Mila (Nha Mila)
Depois de 14 anos longe da sua terra natal, Salomé viaja para a Ilha de Santiago, Cabo Verde, para ver o seu irmão cuja vida está por um fio. Faz escala no aeroporto de Lisboa, onde Águeda, funcionária da limpeza, a reconhece como “Mila”, sua velha amiga de infância. Águeda convida-a a passar as horas
-
Mistida
Uma mãe imigrante, aflita das costas, liga ao filho para que ele a ajude a carregar os sacos de compras para casa. Durante o percurso, os dois conversam sobre o futuro através do passado, numa revinda às suas amarguras e alegrias.