Ambiente de Mercado | DE 14 A 17 DE NOVEMBRO
O Ambiente de Mercado do Festival NICHO NOVEMBRO foi pensado como um espaço racialmente seguro e qualificado de promoção de encontros e oportunidades para a Comunidade NICHO 54 e agentes da indústria.
As atividades buscam promover reais possibilidades de negociação de projetos e construção de redes. Além disso, a programação fomenta discussões e perspectivas dos impactos que o NICHO 54 tem realizado em sua articulação com o mercado brasileiro e internacional.
Instituto Moreira Salles (IMS Paulista) – Cineteatro
ESTUDOS DE CASOS
O Instituto NICHO 54 convida instituições para apresentarem Estudos de Caso que traduzem resultados e impactos na relação formação e mercado. Os Estudos de Casos são apresentados por Fernanda Lomba e representantes das instituições.
14/11 (terça) – 16h às 17h30 | Caso 1 – Aceleradora Paradiso
Aceleradora Paradiso é um programa do Projeto Paradiso que teve implementação de metodologia pelo NICHO 54 na edição piloto. O programa tem o objetivo de formação e inserção de profissionais negros no mercado criativo.
16/11 (quinta) – 16h às 17h30 | Caso 2 – Quanta Escola e NICHO 54: empregabilidade
A QUANTA ESCOLA é a escola de formação da QUANTA para profissionais iniciantes em diversas funções da pós-produção. Com intuito de formar profissionais qualificados para serem absorvidos pela própria empresa e pelo mercado.
16/11 (quinta) – 17h30 às 18h | Pré-lançamento NICHO Conecta
Serão apresentados os objetivos e funcionalidades da plataforma Nicho Conecta – em desenvolvimento.
*
PAINÉIS
Os painéis espelham o diálogo que o Instituto NICHO 54 tem em sua atuação internacional. A curadoria é realizada por Fernanda Lomba, Consulado Geral da França no Brasil e Firelight Media. Mediação Laís Franklin.
14/11 (terça) – 19h às 20h30 | PAINEL 1 – FIRELIGHT MEDIA APRESENTA
A atuação da Firelight na produção de documentários de realizadores não brancos
Com Loira Limbal
16/11 (quinta) – 19h às 20h30 | PAINEL 2 – CONSULADO GERAL DA FRANÇA EM SÃO PAULO APRESENTA:
Faça com que seus programas sejam vendidos em todo o mundo; “Get your programs sold all over the world”
Com Audrey Kamga – ARTE France
*
RODADAS DE NEGÓCIOS | 14 e 15/11 (terça e quarta) – 14h às 16h
Em parceria com a API, Associação dos Produtores Independentes do Audiovisual Brasieiro, foram selecionados 10 projetos de longa-metragem para participarem das rodadas.
Mediante inscrição prévia – encerrada.
*
PITCHING SHOW | 17/11 (sexta) – 14h às 18h
O Pitching Show é uma atividade de mercado dedicada a projetos documentais de longa-metragem de autoria negra em etapa de desenvolvimento e com apelo internacional.
Foram convidados quatro projetos que receberam consultorias personalizadas em parceria com talentos do Projeto Paradiso (com Enock Carvalho e Matheus Faria, Bárbara Defanti e Rodrigo Sousa & Sousa).
A curadoria dos projetos convidados foi feita a partir da contrapartida das participantes do Programa NICHO Executiva – 2 edição ( Bethania Maia, Danielle Valentim, Érika Cândido, Rubian Melo e Thaís Morresi )
Os projetos receberam preparação de Pitching com Vinicius Mariano e finalizaram teasers de até 2 minutos em parceria com a empresa Quanta.
Um júri selecionado pelo NICHO 54 compõe banca de avaliação e distribuição de prêmios para o desenvolvimento do projeto.
Conheça os projetos participantes:
ASHANTI | Direção: Rafael Aquino
Logline: O documentário vai em busca de referências que evidenciam as influências da tecnologia africana na formação do estado de Minas Gerais.
EU OUVI O CHAMADO | Direção: Myrza Muniz; Produção: Priscilla Cadette e Robson Dias
Logline: O documentário segue as cosmogonias de Célia, filha de um pajé Tupinambá da Serra do Padeiro, Bahia, em seu exílio e missão espiritual de articular a repatriação dos mantos sagrados de seu povo.
HOUSE OF HILTON | Direção: Chica Andrade; Produção: Emerson Dindo
Logline: Erika Hilton é uma travesti negra, ex-prostituta, e uma das mulheres mais bem votadas em todo o país nas últimas eleições brasileiras.
PEGA LAÇO | Direção: Lilian Santiago; Produção: Guilherme César
Logline: Lilian é mãe de Dandara. Juntas embarcam numa viagem ao coração do país em busca dos vestígios de uma ancestral comum: a tetravó de Dandara, uma indígena de etnia desconhecida capturada no final do século XIX.