Programa Especial | Retrospectiva Firelight Media

Por Loira Limbal e Ximena Amescua; Traduzido do inglês por Heitor Augusto

As definições estão na posse daqueles que definem,
não dos que são definidos (Toni Morrison)

Não nos interessam definições, mas sim o sentido. A Firelight Media foi fundada há vinte anos com o objetivo de dar suporte a realizadores não-brancos e seus esforços de construir narrativas precisas, nuançadas e complexas acerca das nossas comunidades. Neste exato momento pós-COVID, pós levantes contra o assassinato de George Floyd, pós-Trump e Bolsonaro, nós, pessoas pretas, nos encontramos num ponto de inflexão.

Muitas das ferramentas que mobilizamos em nossas militâncias têm sido utilizadas contra nós. A onipresença das imagens de mortes negras contribuiu para a nossa desumanização e perda de sensibilidade? Nossas vidas importam apenas nas horas de nossas mortes? Onde encontrar sentido? O que faz de nossas vidas relevantes?

É com enorme prazer que oferecemos ao NICHO 54 e às nossas companheiras, companheires e companheiros no Brasil essa retrospectiva de sete filmes cujos realizadores foram apoiados pela Firelight nas últimas duas décadas. Essas obras registram uma ampla gama da vida preta nos Estados Unidos. Percorreremos cidades como Nova York, Chicago, Nova Orleans e Detroit, além de ilhas e colônias menos conhecidas, como a Martha’s Vineyard, pertencente ao estado de Massachusetts, e Porto Rico, localizada no Caribe.

Esse conjunto de filmes investiga um vasto terreno temático: de direito à educação à arte, passando por cuidado de crianças, lazer e casas funerárias. Apesar de diferentes nos temas, compartilham uma busca: o testemunho de pessoas pretas em atos de vida. As miradas desses filmes são treinadas para revelar uma variedade de formas que pessoas pretas, por meio de rituais de amor, morte e luta, desenvolveram e forjaram sentido.

Esperamos que vocês aproveitem essa seleção de pessoas pretas vivendo, amando, cuidando, criando, lutando, curando-se e atravessando o luto nos Estados Unidos e em suas colônias.

*

PROGRAMA ESPECIAL | Retrospectiva Firelight Media I
SESSÃO CUIDADO E PERDA
14/11 às 16h30

O filho de Ruby, “El hijo de Ruby”; de Gisela Rosario Ramos | Documentário, Porto Rico, 2014, 16’

Por toda a noite, “Through the Night”; de Loira Limbal | Documentário, EUA, 2020, 75’

*

PROGRAMA ESPECIAL | Retrospectiva Firelight Media II
SESSÃO TERRITÓRIO E MEMÓRIA
15/11 às 16h30

A morte é nosso negócio, “Death is our Business”; de Jaqueline Olive | Documentário, EUA, 2021, 32′

Um lugar nosso, “A Place of Our Own”; de Stanley Nelson | Documentário, EUA, 2004, 54’


*

PROGRAMA ESPECIAL | Retrospectiva Firelight Media III
SESSÃO MOLDANDO FUTUROS
16/11 às 16h30

Graça estranha: a arte de Amyra León, “Amyra León: Strange Grace”; de Malika Zouhali Worrall | Documentário, EUA, 2021, 16’

Deixe a luz brilhar, “Let the Little Light Shine”; de Kevin Shaw | Documentário, EUA, 2022, 85’